Modo Dórico
Vamos conhecer mais um modo, o modo dórico. O modo dórico parte do IIº grau da escala natural maior e ele é um modo menor já que contém na sua construção um intervalo de terça menor. Como no exemplo anterior vamos usar como base para formar o modo a escala maior de C, só que desta vez ela começará em D.
Nota
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D
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E
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F
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G
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A
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B
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C
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Intervalo
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T
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2M/9M
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3m
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4J/11M
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5J
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6M/13M
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7m/b7
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Grau
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i
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ii
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III
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IV
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v
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VIº
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VII
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Usamos a escala maior natural de C, mas é necessário ter em mente que C não é mais o centro tonal. O nosso centro tonal passou a ser D que é o IIº Grau de C. Apesar de termos as mesmas notas de C. Se mantermos o centro tonal em C não teremos modo Dórico e sim modo Jônio. Lembrando: Estamos usando a escala natural maior de C como exemplo, mas, esta formula é para qualquer tonalidade, por exemplo, o modo dórico de G: G é IIº grau na escala de F então o modo dórico de G terá as mesmas notas da escala maior de F, partindo de G, ou seja, as mesmas notas do modo Jônio de F(G,A,Bb,C,D,E,F). Veremos as tríades e tétrades possíveis do modo dórico usando a escala maior de C:
Tríade
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D
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E
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F
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G
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A
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B
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C
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F
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G
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A
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B
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C
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D
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E
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A
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B
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C
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D
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E
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F
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G
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Acorde
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Dm
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Em
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F
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G
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Am
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Bº
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C
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Grau
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Im
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IIm
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III
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IV
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Vm
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VIº
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VII
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Tétrade
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D
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E
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F
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G
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A
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B
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C
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F
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G
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A
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B
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C
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D
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E
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A
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B
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C
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D
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E
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F
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G
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C
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D
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E
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F
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G
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A
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B
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Acorde
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Dm7
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Em7
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F7M
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G7
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Am7
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Bm7(b5)
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C7M
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Grau
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Im7
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IIm7
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III7M
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IV7
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Vm7
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VIm7(b5)
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bVII7M
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Os intervalos e graus são analizados tomando como base a Escala Maior natural(diâtonica).
Harmonia
Nota característica do modo é a 6M/13M.
Tríades cadenciais características : IIm e IV (Evitar o VIº)
Tétrades cadenciais características: IIm7, IV7M e bVII7M. Evitar VIm7(b5).
Quando usar o IV7, usar com cuidado, pois pode facilmente levar ao tom básico maior. No campo harmônico maior o IV7 do modo dórico é o V7 do campo harmônico maior, o acorde dominante do campo.
Uma Cadência comum com sabor modal dórico é Im7 IV7 Im7.
Acordes característicos : Dm7, Dm9, Dm11, Dm13, Dm7(9), Dm7(11) e Dm7(13).
Im7, Im9, Im11, Im13, Im7(9), Im7(11) e Im7(13).
Pentatônicas
Penta Maiores do III,IV e bVII graus do modo e suas respectivas menores I,II e V graus do campo. A penta menor do I grau do modo também pode ser a penta menor 6, ou seja, a penta menor com sexta. Basta trocarmos a b7 da formação da penta e colocarmos a 6. Do exemplo, as pentas maiores de F,G e C e as penta menores de D, E e A, bem como a penta menor 6 de D (D,F,G,A,B). Se pensarmos como se estivéssemos na escala maior natural então seriam as pentas maiores I, IV e V graus e as penta menores II, III, VI graus.
Exercícios
Utilize a escala de D dórico e as pentatônicas sobre as progressões abaixo. Atenção na sonoridade que é causada.
1) Com o baixo pedal em D digite a escala D dórica e perceba sua sonoridade.|
2) |Dm7 G7|
3) |Dm7| |G7 Dm7|
4) |Dm7 G7 | |Gm7 C7| use D dórico no 1º compasso e G Dórico no 2º compasso, bem como as pentatônicas de cada modo.
Diagramas
Cada posição parte de cada grau da escala.
Posição 1 = Iº grau
Posição 2 = IIº grau
Posição 3 = IIIº grau
Posição 4 = IVº grau
Posição 5 = Vº grau
Posição 6 = VIº grau
Posição 7= VIIº grau
Diagramas e Intervalos
Pulo do Gato: Cada posição dos diagramas acima são nada mais nada menos que os 7 desenhos da escala natural maior. Então sabendo os 7 desenhos da escala natural maior você saberá o desenho de todos os modos, faltando somente ordenar de acordo com o modo. Se você quizer um A dórico? A é IIº grau na escala de G natural maior. Aqui algumas diferenças são: O que era a segunda posição na escala natural maior aqui passou a ser a primeira posição, o que era a primeira posição, aqui passou a ser a posição 7. C é a sétima de D.
E awe, blz!
ResponderExcluirMuito legal esse blog, pode realmente ajudar a entender as coisas melhor =P
Flw, e continue postando!