sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Modo Dórico

Modo Dórico

Vamos conhecer mais um modo, o modo dórico. O modo dórico parte do IIº grau da escala natural maior e ele é um modo menor já que contém na sua construção um intervalo de terça menor. Como no exemplo anterior vamos usar  como base para formar o modo a escala maior de C, só que desta vez ela começará em D.

Nota
D
E
F
G
A
B
C
Intervalo
T
2M/9M
3m
4J/11M
5J
6M/13M
7m/b7
Grau
i
ii
III
IV
v
VIº
VII

Usamos a escala maior natural de C, mas é necessário ter em mente que C não é mais o centro tonal. O nosso centro tonal passou a ser D que é o IIº Grau de C. Apesar de termos as mesmas notas de C. Se mantermos o centro tonal em C não teremos modo Dórico e sim modo Jônio. Lembrando: Estamos usando a escala natural maior de C como exemplo, mas, esta formula é para qualquer tonalidade, por exemplo, o modo dórico de G: G é IIº grau na escala de F então o modo dórico de G terá as mesmas notas da escala maior de F, partindo de G, ou seja, as mesmas notas do modo Jônio de F(G,A,Bb,C,D,E,F). Veremos as tríades e tétrades possíveis do modo dórico usando a escala maior de C:

Tríade
D
E
F
G
A
B
C
F
G
A
B
C
D
E
A
B
C
D
E
F
G
Acorde
Dm
Em
F
G
Am
C
Grau
Im
IIm
III
IV
Vm
VIº
VII

Tétrade
D
E
F
G
A
B
C
F
G
A
B
C
D
E
A
B
C
D
E
F
G
C
D
E
F
G
A
B
Acorde
Dm7
Em7
F7M
G7
Am7
Bm7(b5)
C7M
Grau
Im7
IIm7
III7M
IV7
Vm7
VIm7(b5)
bVII7M

Os intervalos e graus são analizados tomando como base a Escala Maior natural(diâtonica).

Harmonia

Nota característica do modo é a 6M/13M.
Tríades cadenciais características : IIm e IV (Evitar o VIº)
Tétrades cadenciais características: IIm7, IV7M e bVII7M. Evitar VIm7(b5).
Quando usar o IV7, usar com cuidado, pois pode facilmente levar ao tom básico maior. No campo harmônico maior o IV7 do modo dórico é o V7 do campo harmônico maior, o acorde dominante do campo.
Uma Cadência comum com sabor modal dórico é Im7 IV7 Im7.

Acordes característicos : Dm7, Dm9, Dm11, Dm13, Dm7(9), Dm7(11) e Dm7(13).
                                        Im7, Im9, Im11, Im13, Im7(9), Im7(11) e Im7(13).



Pentatônicas

Penta Maiores do III,IV e bVII graus do modo e suas respectivas menores I,II e V graus do campo. A penta menor do I grau do modo também pode ser a penta menor 6, ou seja, a penta menor com sexta. Basta trocarmos a b7 da formação da penta e colocarmos a 6.  Do exemplo, as pentas maiores de F,G e C e as penta menores de D, E e A, bem como a penta menor 6 de D (D,F,G,A,B). Se pensarmos como se estivéssemos na escala maior natural então seriam as pentas maiores I, IV e V graus e as penta menores II, III, VI graus.

Exercícios

Utilize a escala de D dórico e as pentatônicas sobre as progressões abaixo. Atenção na sonoridade que é causada.

1)      Com o baixo pedal em D digite a escala D dórica e perceba sua sonoridade.|
2)      |Dm7 G7|
3)      |Dm7| |G7 Dm7|
4)      |Dm7 G7 | |Gm7 C7| use D dórico no 1º compasso e G Dórico no 2º compasso, bem como as pentatônicas de cada modo.

Diagramas
Cada posição parte de cada grau da escala.


Posição 1 = Iº grau
Posição 2 = IIº grau
Posição 3 = IIIº grau
Posição 4 = IVº grau
Posição 5 = Vº grau
Posição 6 = VIº grau
Posição 7= VIIº grau

Diagramas e Intervalos


Pulo do Gato: Cada posição dos diagramas acima são nada mais nada menos que os 7 desenhos da escala natural maior. Então sabendo os 7 desenhos da escala natural maior você saberá o desenho de todos os modos, faltando somente ordenar de acordo com o modo. Se você quizer um A dórico? A é IIº grau na escala de G natural maior. Aqui algumas diferenças são: O que era a segunda posição na escala natural maior aqui passou a ser a primeira posição, o que era a primeira posição, aqui passou a ser a posição 7. C é a sétima de D.

Um comentário:

  1. E awe, blz!
    Muito legal esse blog, pode realmente ajudar a entender as coisas melhor =P
    Flw, e continue postando!

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